Skip to content
Monotrilho não é Metrô PDF Imprimir E-mail
Blog do Plenário
Ter, 25 de Agosto de 2009 18:11
chico macenaO governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab anunciaram a implantação de 100 km de monotrilho nos próximos cinco anos. A linha Vila Prudente até a Cidade Tiradentes seria uma das primeiras, com previsão de conclusão para 2012.

Nesse novo projeto, serão ao todo 22,3 quilômetros de vias elevadas, com investimentos previstos de 2,3 bilhões.  Na parceria com o governo do Estadual, a Prefeitura desembolsará R$ 1 bilhão e o Estado se responsabilizará pelo valor restante. A estimativa do Metrô é que este sistema seja utilizado, diariamente, por 450 mil passageiros. Na verdade são duas as mudanças: a primeira, o metrô não concluirá nesta fase o trecho até a estação Oratório e segunda, o anúncio de uma nova linha, chamada de branca, que ligará Vila Prudente até a Penha.

Acompanha essas mudanças o anúncio que no lugar do Metrô será construído um VLP (Veículo Leve sobre Pneus) que ligará Vila Prudente até Cidade Tiradentes, substituindo o projeto do corredor de ônibus e  enterrando de vez a esperanças da população desses bairros da região leste da cidade de contarem com uma linha do Metrô.

(Todos os projetos têm tido a participação de empresas japonesas que têm interesse no negócio).

Em Poços de Caldas (Minas Gerais), onde o VLP foi implantado, a linha nunca funcionou e parte das torres desmoronaram. No Rio de Janeiro, uma empresa de shopping utilizou essa tecnologia no transporte interno, desativou e ninguém sabe  exatamente o motivo.

Enquanto isto, Serra e Kassab anunciam investimentos que superam R$ 4 bilhões  em túneis e avenidas, priorizando novamente o transporte individual. Estima-se que o Km de um corredor de ônibus moderno custe U$ 20 milhões, do monotrilho U$ 50 e do metrô U$ 100 milhões.

Técnicos levantam que  além dos custos, também há problemas nos projetos do monotrilho a serem resolvidos, o fato de impossibilitar de mudança de vias em caso de quebra, em que precise ser ultrapassado por outro e também para retirar passageiros em situação de emergência. Todos afirmam que as soluções técnicas não são tão simples. A opção do governo é pelo mais barato e mais rápido de se fazer, fica a dúvida, é o mais seguro, o mais adequado para grandes demandas? e como fica o impacto ambiental e urbanístico com esse “minhocão mais magro” passando pelo meio da Anhaia Mello e de toda Zona Leste?

Quando os técnicos do Metrô estiveram na Câmara Municipal de São Paulo foi cobrado deles a necessidade de se refazer o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da nova linha, incluindo o pátio de manobras, por se tratar de outro conceito de obra (elevado) diferente do licenciamento para o corredor de ônibus. Neste item os técnicos do Metrô informaram que pretendiam atualizar apenas o estudo de impacto ambiental que já havia sido realizado, a partir de dessa informação, entramos com requerimento na Secretaria do Verde e Meio Ambiente para que o estudo seja refeito e também com representação no Ministério Público Estadual. Queremos um transporte de massas, mas ficamos preocupados com um projeto que além de não atender tecnicamente nossas necessidades,  leve a uma degradação da região.

Moradores e lideranças da região tem protestado pedindo a construção de uma linha de Metrô e prometem acompanharem o projeto sobre a proposta do VLP.

 
Comentários
Adicionar novo RSS
Anônimo   |2009-09-09 15:45:11
por que vc é tao tendensioso em relaçao ao prefeito e ao governador ? Vc e´do
P. t. ? eu vou me retirar desse movimento
Francisco  - AGUARDE E VERÁ   |2009-12-02 21:44:02
ELES QUEREM SE PROMOVER À CUSTA DE OBRAS ELEITOREIRAS, VOCE VAI VER QUANDO
SERRA FOR PRESIDENTE(SE FOR), ESPERO QUE NÃO, ........POIS VOTARIA ATÉ NO
PITTA, POIS MOSTRA A CARA
santos  - nao tem acordo com o kassab   |2010-11-17 20:09:27
Porque o prefeito e tao duro com a populaçao mais carente,o prefeito so derruba
as casa dos pobres aqui na cid. tiradente alegando que os terrenos sao invadidos
, tudo porque eles dixam construir ,deveriam evitar logo no inicio da obra mais
nao eles deixam as pessos contruirem e depois de anos eles alegam que as areas
sao institucionais, a TV globo esta numa area de alto valor por metro quadrado e
pelo que dizem a area e intistucional e a prefeitura numca precisou , e porque e
a globo quanto aqui na cid tiradeentes e so miseravel e isso prefeito.
Maria do Socorro Torres Mirand   |2009-09-11 10:12:37
Fiscalizar as obras públicas e cuidar do dinheiro gasto, faz parte da atividade
parlamentar. É para ser o legítimo representante dos nossos interesses que
são eleitos os políticos.
Ivan   |2009-09-23 10:14:01
Eu fico revoltado com pessoas que escrevem tal bobagem, é o tipico brasileiro
que não evolui, São Paulo precisa de obras no sistema viario seja para
automoveis particulares ou não a técnologia dos monotrilhos é muito avançada
nos dias de hoje, conheço este sistema pessoalmente e fiquei maravilhado quando
um prefeito e um governador de coragem e com um olhar mais adiante tiverão essa
decisão, quero deixar bem claro que não sou simpatisante de partido politico
nenhum, tenho a opurtunidade de viajar o mundo inteiro e me sinto revoltado com
mentalidades tão atrasadas como a de quem escreveu isso.
Reynaldo Abujamra  - MONOTRILHO   |2010-08-21 10:37:46
Meu caro, sem agressões. Viajo ao mundo tanto quanto você e realmente os
monotrilhos são utilizados em regiões específicas e não vi caso algum em
regiôes muito habitadas ou mesmo em bairros de zona 1. Concordo contigo que
São Paulo necessita de transporte. A propósito, você ja foi ao Japão? Pois
então de uma olhada na internet como é o transporte de metrô là. Acho que a
solução começa assim. Por exemplo, temos a estação da linha Amarela que se
chama Morumbi. E também ja a estação João Dias da linha Santo Amaro. Acho
mais que natural um projeto para interligar estas duas estações ao longo da
Avenida Giovani Gronchi, subterrãneo, é logico. Com certeza será mais barato
para o governo e para nós que pagamos os impostos para isto.
Pense antes de
dizer meu caro.
Diego Carnaúba   |2009-10-01 10:08:36
Bom, quem escreve "simpatiSante", e "tÉcnologia" já dá pra se
esperar qual é o nível de "cultura" que estamos lidando com esses
comentaristas...
VANESSADAFNE  - MEUMETROESHOW   |2011-06-24 18:39:31
MEUCAROAMIGUINHOMETRONAOEOQUEVCPENSAEUESTAVAVENDOO
SVIDEOSDAREDESOCIALYUTUBETRADUZINDOVOCETELEVISIONA
ASIMAÇGENSSAOMARAVILHOSASOSENHORDEVERIALAGAROPOLU
ENTEDE4RODASNAOQUEROQUEVCFAÇAMAUSCOMENTARIOSVAIPA
SSEARNARECEMINAUGURADALINHA4AMARELAPORTUGUESBRASIL
EIROAMARILALINGUAESPANHOLAYELLOWINGLESAMERICANOTCH AUTCHAU
Diego Carnaúba   |2009-10-01 10:10:33
além de "tiverão" essa decisão... quem é que não evolui aqui????
Jucapirama   |2009-10-13 17:36:59
Metro é caro, impacta muito o entorno gasta muita energia.
O monotrilho com um
projeto sério, não turistico como o de Poços de Caldas, nem propagandistico
como o do shoping do RIO. Do jeito que a cidade está não pode ficar estamos
caminhando para o colapso, quanto mais alternativas tivermos melhor.
Antonio Carlos Vieira  - Metrô já, não ao monotrilho   |2009-10-25 05:51:17
A construção do monotrilho trará vários impactos negativos.
A) impacto
social:embaixo do elevado se transformara em alojamento a pessoas que vivem na
rua.
B)impacto de viziança: trepidação ou ruidos e até interferência nos
aparelhos de tv e som nas residencias próximas a linha sem falar das
desapropriações.
C) Impacto visual: uma faixa de concreto aéreo,que cada 35
mts de comprimento vai uma coluna de 12 mts de altura.
D) Impacto moral: os
moradores das periferias da cidade merecem respeito metrô é transporte de
massa, é seguro e confortavél, não pode ser objeto de servir somente aos
interesse da especulaçao imobiliaria servindo bairros de classe média alta
para valorizar cada vez mais seus imovéis.
Rail bogie  - Problemas do monotrilho....   |2009-10-27 14:34:42
As estações dificultam acesso: a via é segmentada, portanto é necessário
ter uma estação, dificultando a acessibilidade.
Sistema pouco aceito para o
transporte de massa: é mais comum em parques de diversão ou cidades
turísticas. Na Europa é pouco aceito para transporte de massa, por questões
de segurança.
Segurança: em caso de emergência, a evacuação é difícil,
especialmente se o trem estiver cheio (transporte de massa). Há ainda o risco
de carros e veículos maiores se chocarem contra as colunas de sustentação,
comprometendo a estrutura.
Dada a infraestrutura mais complexa, há dificuldade
de implementar novas estações. Até mesmo o reparo estrutural é
complicado.
Integração mais difícil com outros sistemas (metrô é
subterrâneo, ônibus são na altura da rua, o monotrilho é alto).
Monotrilho
usa pneus (para o rolamento e nas laterais da viga) – gasto maior de
manutenção e consome borrach...
Francisco   |2009-12-02 21:47:04
Totalmente coerente seu comentário.
Jonas Viotto  - Concordo!   |2010-05-31 06:40:09
Perfeito comentário!
É engraçado como o governo quer resolver o problema na
periferia. Parece que para eles é mais bonito inaugurar estações de metrô em
Pinheiros do que em São Mateus, sendo que ambas regiões possuem alta
concentração demográfica. O monotrilho é mais barato, mas não atenderá
toda a população desta região da ZL. Quem já passou por lá e viu quanta
gente mora ali e trabalha vindo pro centro sabe que só o metrô reolverá
definitivamente o deslocamento.
Lilian   |2009-12-04 04:41:58
Moro na região leste onde pretendem construir o monotrilho. E sou contra. Por
quê?
Pois então pergunto por que não constroem o monotrilho na cardoso de
almeida, na região de Perdizes, onde há planos de expansão do metrô, que por
sinal, passará pelo subsolo. Pergunte aos moradores dessa região se gostariam
q o monotrilho passasse sobre suas cabeças.
O metro seria o ideal, e que
passasse pelo subsolo sem a degradação e desvalorização do local.
Robson  - monotrilhoxmetrô   |2009-12-10 12:26:02
A implantação do monotrilho segue a lógica puramente eleitoral,pois é mais
rápido de implantar do que o metrô,assim como a obra de ampliação da
marginal.Quanto à ampliação da marginal Tietê, eu sou contra, pois vai
aumentar a impermeabildiade e o assoreamento do Rio ,por causa do deslocamento
da terra provocado,aumentando as chances de inundações.Além do mais, apesar
de um efeito positivo de alguns anos no trânsito, não será sustentável por
muitos anos.Por último,isola de vez o Rio da cidade e consagra um erro
histórico, que foi construir as marginais. Infelizmente, o custo econômico de
acabar com as marginais seria inviável hoje.Talvez, num prazo de 40/50anos,
quando São Paulo,espero, tenha uma rede de transportes públicos muito mais
abrangente que a atual,possa acabar com a marginal.

Quanto ao
monotrilho,depende do local em que será implantado.Das linhas propostas, vejo
com bons olhos os monot...
IVAN MELO SANTOS  - MONOTRILHO NO MORUMBI   |2010-01-01 11:28:22
Eu não concordo com a implantação do Monotrilho em São Paulo, a
justificativa de ser obra mais barata e mais rápida de ser concluída, não é
viável, pois vai transportar poucas pessoas, enquanto o Metrô transporta muito
mais.
A tendência desse tipo de transporte é deixar a cidade mais feia, o
Sr. Kassab não aprovou a lei de cidade limpa de cartazes de propaganda, e agora
quer implantar um Monotrilho, um sistema que enfeia a cidade, ou seja, vai
poluir visualmente a cidade de São Paulo, tratando-se de apenas propaganda
eleitoral.
Esse tipo de transporte na região do Morumbi por exemplo vai ser
um desastre total, em termos de valorização de imóvel, como também no meio
ambiente da região, que ainda é considera umas das mais arborizadas de São
Paulo.
Como cidadão estou levantando a bandeira quanto a essa obra
inaceitável que o Governo do Estado e do Município querem implantar em São
Paulo.
Apoio ...
Robson  - metrô e monotrilho   |2010-01-06 14:52:45
Ivan,

Em regra concordo contigo.Em vez de fazer tantas linhas de
monotrilho(100km),poderia fazer uns 40 km d e metrô convencional, que seria
mais adequado,principalemtne para a zona leste, atendendo uma demanda
reprimida.O problema é que se fizerem o monotrilho para a zona leste e o
sistema não der conta, vai ficar caro destruí-lo para construir o metrô no
lugar.Era melhor não fazerem nada do que esta "solução".TAlvez ,o
monotrilho seja uma boa solução ,em São Paulo, apenas na ligação proposta
entre o aeroporto de congonhas e a marginal pinheiros,mas não indo até o
estádio,por conta dos efeitos ambientais e urbanísticos sobre uma área muito
arborizada como o bairro do Morumbi.

A questão crucial, ao meu ver, é que
São PAulo, nos quesitos transportes,drenagem ,habitação,educação e
segurança pública precisa de um projeto consistente de
longo-prazo(2010-2040),técnica e financeiramente...
Reynaldo Abujamra  - MONOTRILHOS   |2010-08-21 10:47:12
Vocês foram perfeitos em seus comentários. O monotrilho realmente pode ser
usado em regiões pouco habitadas e com facilidade de implantação. Por
exemplo, poderia implantar este projeto para atender ao Aeroporto de Cumbica.
Neste caso, ele pode ser implantado no canteiro da Rodovia Airton Sena ou na
Pres. Dutra.
Aí sim acho aplicável e não no meio da cidade que é um absudo.
Rogerio  - metro monotrilho   |2010-01-16 07:55:29
Como sempre a quando se trata da regioa periferica,os custo devem baixo, assim
deixando fazer o correto,
Marcos Henrique Saat  - Implantação de VLT   |2010-01-26 18:12:36
Em vez de se fazer monotrilhos ,que possuem várias desvantagens em relação à
segurança e manutenção, como já foi dito em outros comentários, por que
não se implantar na Grande São Paulo o VLT? Este sistema não é tão caro
quanto o metrô e não agride a paisagem como o monotrilho. Várias cidades da
Europa, de Portugal à Rússia, adotam este sistema. Não conheço nenhuma
cidade europeia que tenha monotrilho. O corredor de trólebus São Mateus
Jabaquara poderia ser transformado em uma linha de VLT.
Paulo Jalaska  - Tudo menos lotação!!   |2010-10-04 20:55:06
Se implantar, qualquer tipo de condução tirando as lotações da Cid.
Tiradentes! Vale tudo...Ninguém merece viajar dentro desses depósitos de
doenças e compactação de seres vivos...
alexandre  - de acordo   |2010-01-31 10:40:09
Concordo plenamente com nosso amigo correlegionario e acredito que se houvesse
mais politicos com tais pensamentos,valorizando o bem estar da populaçao sem
importar-se com os devidos custos,estariamos,sem sombra de duvidas,vivendo em
uma cidade melhor.
Cristiano Andrade  - Decepção   |2010-02-04 06:14:11
Sou morador de S. André, muito próximo a região da Av. Sapopemba na ZL,
fiquei muito contente com as notícias do "Expansão SP", apesar de não
utilizar o Metrô para locomoção e sim automóvel, pensei, será fantástico,
poderemos nos locomover novamente com um meio de transporte rápido e seguro..
Ledo engano, ao pesquisar um pouco e perceber que seremos atendidos por
Monotrilho e não pelo Metrô... triste isso... o povo sempre enganado...
detalhe sou PSDB assumido e fã do Governador José Serra, mas confesso que
estou decepcionado com essa pseudo-malandragem dos governos estaduais e
municipais...
Fernando  - Decepcionante é a Ignorância   |2010-03-14 17:24:24
Ninguem aqui chegou a cogitar que para ser construido um Metro entre Vila
Prudente e Cidade Tiradentes,ao inves do Monotrilho,teria de desapropriar
MILHARES de Familias,teria um ruido extremo,sem espaço entre as Av.
Sapopemba,Anhaia Melo,Ragueb Chohfi que ficam por aqui,teria de arrebentar o
meio da ragueb chohfi e criaria um transito maior que o atual,teria de ser
construido mais alto que o Monotrilho atual,entre outros problemas como tempo de
construção e desapropriação.

O Governo agiu muito bem,Pobre tem costume de
querer tudo do mais caro,e se não tem,estão sendo abandonados.

Eu moro no
Bairro de São Matheus,o Primeiro a ser atendido pelo Monotrilho depois da Vila
Prudente e acho uma decisão Perfeita,pois será rapidamente construido e
utilizará de tecnologia de ponta Japonesa,eja percebi reações de Obras,ele
será silencioso e simples.

E Também é ridiculo trazer o Metrô para cá,não
temos taantos pa...
Antonio Carlos Vieira  - resposta ao Fernando   |2010-10-14 12:34:07
É ridiculo esse tal de Fernando, ocupar um espaço democrático como ese prá
falar tanta bobagem, dizer que o governo agiu muito bem, e que pobre tem costume
de querer tudo do mais caro é de uma imbecilidade que só cabe só a esse
individuo. Tanto faz Metrô como Monotrilho ambos terão que promover as
desapropriações para instalaçao de canteiros de obras para construção das
estações e colunas. Esse imbecil dizer que é ridiculo trazer o Metrô, pois
não tem tantos passageiros, é uma prova de que esse verme diz que mora em São
Mateus,mais não luta melhorar o bairro onde mora quer sempre o pior. Cara fique
sabendo você, que sua opinião não vale nada perante o restante da
população, voce não sabe que a construção do monotrilho trará grandes
consequencias negativa para o bairro que voce diz que mora vou citar aqui prá
seu conheciemento.
IMPACTOS: Impacto de viziança, de visibilidade, de
privacidade d...
Karina  - Realmente é Decepcionante a Ignorância   |2010-03-15 14:36:45
Realmente é decepcionante a ignorância, porquê não se sabe se a tecnologia
utilizada será de ponta Japonesa, pois a licitação ainda não ocorreu.
Realmente tería várias desapropriações,entretanto o Governo tería que
disponibilizar verba para os moradores, o que sería ótimo para os mesmos, pois
poderíam procurar um bairro melhor para residir. Agora se a população não se
incomoda em ter um simples monotrilho, enquanto a região do Anália Franco, vai
receber a Estação de Metrô Anália Franco. Pobre dos pobres que não procuram
informação correta. O pobre se contenta com o pouco e deixa o melhor para os
ricos. Abaixa a cabeça para quem tem o bolso cheio e se contenta com o pouco
que alguns políticos disponibilizam.
Antonio Marcos  - Palhaçada com moradores da região leste   |2010-03-27 11:04:28
Estou profundamente indignado com o projeto de construção de monotrilho na
região leste de São Paulo, ao invés de serem construídas linhas de
metrô.
Estudos realizados por profissionais da área confirmam que, apesar do
custo dessa obra ser mais barato do que o metrô, é um meio e transporte que é
limitado e não oferece segurança, além de deixar uma bagunça por onde
passa.
Por que as autoridades políticas,principalmente as que governam nestes
últimos anos nosso Estado e a capital paulista, como PSDB e Democratas, não
governam igualmente para as quatro regiões da cidade e não somente para a zona
sul e oeste.
Por que a região leste e norte são preteridas por esses
partidos?
Por que construíram a caríssima estação Sacomã e não aplicaram
um centavo sequer em linhas de metrô para a população da região leste, onde
é a maior a demanda por esse transporte?
Só penso que está nos partidos que
gov...
mauricio  - o mais barato sai caro   |2010-04-03 06:18:26
em epoca eleitoreira estao aparecendo as obras fantasiozas esse trem vlp e uma
mentira deslavada e como o povo da ciade tiradentes esperava mais uma enganaçao
queriamos um CEU veio um inferno em vista dos os que a marta contrui esse aqui e
nada ,queriamos uma faculdade como aunciaram veio uma escola tecnica ( sendo
que esse governo msm retirou das escolas estaduais os cursos tecnicos que tinha
nas escolas !)agora esse vlp cade o metro pobre nao pode andar de metro? o
governo serra so pensa em economizar e gastar em campanhas e em seus bairros de
ricos em quanto outros investi parte na periferia o serra para mim parece com
NERO se pude se ponharia fogo nas periferias e favelas para contruir a cidades
de seus sonhos "maçon!"
Amorim  - Monotrilho   |2010-04-20 13:23:26
Caro vereador Chico Macena, muito me espantou no 1° Encontro Zonal do PT da
capital, que vc defendeu o monotrilho em detrimento do mêtro. Caro vereador
quero acreditar que diante do debate acalorado o sr. confundiu monotrilho com
metro, mas se isto não ocorreu quero dizer que meu apreço por vc fica
arranhado pois eu o considero um dos mais importantes vereadores do pt e do
parlamento, por suas posturas de pensar a cidade na sua integralidade e não de
pensar problemas locais que não estejam integrados ao conjunto da cidade.
Reafirmo meu apreço por vc e quero enterder que tudo não passou de um mau
entendio
Abraços
Jeronimo Barreto da Silva  - Escreve uma coisa e fala outra   |2010-04-23 21:34:17
Sou morador de São Mateus é lamento muito a decisão do Nobre Vereador Chico
Macedo de escrever no seu site contra o Monotrilho, mais que na prática o
defende, em alguns comentario o Nobre vereador diz que é afavor de metrô, mas
na realidade está mesmo é defendendo o Monotrilho, os seus eleitores de São
Mateus está muito chateados com o Sr, nós moradores de São Mateus queremos
Metrô não este transporte que não vai atender a nossa demanda e ainda tirar a
possibilidade de termos Metrô um dia. Os politicos que estão apoiando este
projeto chamando Monotrilho, não me venha pedir voto na época da eleição que
vai levar ovada na cara.
Saudações
Dirlei Deusdedit Xavier  - Metrô e ou Monotrilho   |2010-04-28 18:51:05
Lí vários comentários sobre a construção de metrô e monotrilho. Estou
comprando um apartamento na Vila Ema, exatamente a 2 km do metrô.

Todos nós
sabemos que independente do político, do partido, todos fazem obras e ou
promessas, obviamente com interesse de continuidade e de crescimento na
política, galgando sempre mais posições de poder.

Mas, deixando toda esta
parte de lado, particularmente, após 26 anos de trabalho, muitos anos de
"ônibus lotado e demorado", prefiro pensar que poderá ser melhor a
criação de metrô e monotrilho de que nada ser construído.

Em vez de
ficarmos pensando nos políticos, vamos aproveitar e nos lembrar de que muitas
pessoas utilizarão estes transportes, que com certeza são melhores que os
ônibus.
guilherme  - E quem paga as contas?   |2010-05-04 19:08:46
Todo mundo quer metrô, mas ele é muito caro e demorado! Quem vai pagar por
esses bilhões gastos? O dinheiro é público, mas não cai do céu!
Tudo bem,
é melhor investir em metrô a torrar tudo em túneis e avenidas bilionárias.
No entanto, com poucos gastos (as construtoras/empreiteiras são as maiores
financiadoras das campanhas politícas? pq?) pode-se melhorar e muito o transito
em são paulo: ampliação dos corredores de onibus, implantação de linhas
expressas e o fim das terríveis lotações. Adoção do pedágio urbano em
zonas congestionadas e onde os carros atrapalham o fluxo do transporte coletivo.
Implantação de ciclovias sobre faixas de grandes avenidas que apenas ficam
congestionadas, amenizando o problema da poluição, do transito e do excesso de
barulho na cidade.
nyuton  - monotrilho   |2010-05-09 01:16:43
Se os metros custam tanto e o monotrilho tao pouco, creio que nao ha necessidade
de se gastar tanto se existe outra opcao. Creio que o governo nao esta com
fartura de dinheiro assim, entao melhor fazer alguma coisa do que fazer nada. Ao
menos, mesmo nao sendo melhor que um metro, ainda e melhor do que nada. Boa
sorte aos usuarios.
Fernando Mimura  - Licença Ambiental?   |2010-06-01 12:13:49
À vista do Decreto Estadual n. 41.258 de 01/11/96,
da Portaria DAEE 717 de
12/12/96 e do Parecer Técnico da
Diretoria de Bacia do Alto Tietê e Baixada
Santista, inserto no
autos DAEE 9903142, Vol. 002, ficam aprovados os
estudos
com interferência em recursos hidricos superficiais, de acordo
com o
abaixo descrito, com a finalidade passagem de via do
monotrilho,na Avenida
Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello,
Vila Prudente, no município de SÃO
PAULO, requerida pela
COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ,
CNPJ
62.070.362/0001-06, observadas as disposições legais e
regulamentares que
disciplinam a matéria.
- Travessia Aérea - Córrego da Moóca - Coord UTM
(Km) - N
7.390,87 - E 338,80 e N 7.390,83 - E 338,54 - MC 45;
- Travessia
Aérea - Córrego da Moóca - Coord UTM (Km) - N
7.391,08 - E 339,60 e N
7.391,05 - E 339,41 - MC 45;
- Travessia Aérea - Córrego da Moóca - Coord
UTM (Km) - N
...
Sidney  - temos cara de palhaço   |2010-06-08 21:56:21
Oque esse Prefeito e esse governador só fazem e dar mais prestigio a bairos de
clace media e alta enquanto a periferia foi esquecida,meteram o pau na antiga
prefeita mais com sinceridade quem é que mais investil na zona leste quem,o
hospital do Geral do Sapopemba poque eleretirou da administração do hospital
das clinicas e passo para a Seconci que é da construção civil se ele não
tiver resposta é só perguntar para o culhado dele é coisa de familia ai é
melhor não mexer não é mesmo.
´César  - Não acho certo   |2010-06-16 13:34:05
Não acho certo, já morei na cidade tiradentes e sei da dificuldade que é para
se chegar a qualquer lugar de São Paulo principalmente o centro da cidade sei
tambem que a demanda de passageiros diariamente e muito grande em qualquer
horario e precisa muito de um transporte para a grande massa da populaçao como
o metro por exemplo por q
César  - Não acho certo   |2010-06-16 13:47:16
Já morei na cidade tiradentes sei o tamanho da dificuldade que há para chegar
a qualquer outro lugar da cidade de São Paulo, sei também que a demanda de
passageiros é grande em qualquer horário por isso acho muito errado eles
implantarem sistema de VLP ao inves de metro simplesmente por que e mais rapido
e ficará pronto para as eleições e dinheiro com certeza não é o problema
por que usam 4 Bilhões para fazer ruas,avenidas, viadutos e etc. Sendo que
sabem que a unica solução para São Paulo é investir em transpote publico e
não transporte individual, por quanto mais se investe nele mais habitantes
compram carros! Por que o transporte publico não funciona e mais ele piora e
isso vira um ciclo vicioso até o dia que não está muito longe de chegar em
que a cidade vai parar.
Jonas Viotto  - COPA   |2010-06-18 05:47:41
A cidade vai parar muito em breve!
Quem teve que pegar transporte coletivo ou o
trânsito antes do jogo do Brasil, nesta terça-feira, sabe bem do que estou
falando!
Só não parou ainda porque Deus deve ser brasileiro mesmo, eu não
tenho outra explicação...
Bruno Cabuto  - Ciclovias   |2010-07-15 05:40:17
Uma solução siples para desafogar o trânsito: ciclovias. Mais da metade dos
deslocamentos em São Paulo são menores que 10 km. Melhoraria a qualidade de
vida de muita gente, além de ser mais barato.

Abraços.
Marcos  - Metrô = esgoto / Monotrilho = jardim...   |2010-07-29 12:08:20
Pois é, ninguem gosta de construir esgoto, é caro,fica enterrado e ninguem
vê.
Mas, jardim é tudo de bom, todo mundo vê e pode bastar um montinho de
mato! Suas flores até que disfarçam o mau cheiro por falta de esgoto... Sem
contar que ajuda muito nas eleições. Atenção demagogos, olha a idéia...
Rafael  - Atenção   |2010-09-17 06:50:17
Esse povo ao invés de dar graças a Deus por ser feita alguma coisa querem
reclamar.
Usam o ônibus terminal parque dom pedro e parecem que gostam né?

E para que metro? Para os vandalos riscarem todas as janelas e interior igual
aos ônibus? para ficar cheio de ambulantes ao redor ?
Por isso que a zona
leste não desenvolve. Só mora gente burra, ignorante, má educada, folgada e
principalmente, mas muito pricipalmente: GENTE PORCA. Jogam muito lixo no chão,
lugares impróprios e etc.
Moro em São Mateus, e próximo as torres de
trasmissão de energia, está virando um grande lixão, por pessoas que moram
por lá jogam o lixo. Cheio de entulho, ratos, lixo e etc.
Estou falando das
ruas que terminam na Rua Doutor Paulo de Queiroz, no Jardim Nove de Julho.
Acho
que todos deveriam refletir sobre suas ações.
Antonio Quintana  - Concordo   |2010-09-24 14:06:34
Concordo com o Rafael.
Chico macena péssimo.
Ines Lobo  - Monotrilho é o Metrô dos Porcos   |2010-10-10 09:53:15
Quam apoia Monotrilho em lugar de Metrô, provavelmente apoia Favela.
Ambos são
soluções porcas para transporte público e moradia respectivamente.
Sergio Macedo Netto  - Monotrilho em áreas povoadas causa problemas!   |2010-10-12 14:24:52
Qualquer forma de construção em elevado seja para carros, ônibus, trens, etc.
em áreas povoadas sempre resultou em degradação ambiental e urbanística.
Estive na última reunião de associações de bairro que ocorreu no dia 4 de
outubro para discutir a Linha 17. Concluo que em curto prazo (por causa da Copa
2014) poderíamos resolver essa demanda com a implantação de uma linha de
ônibus em corredor exclusivo como a recém inaugurada Diadema-Shopping Morumbi,
enquanto que no longo prazo (20 anos) justificaria uma linha de alta capacidade,
como o nosso consagrado Metrô subterrâneo. Aí sim acredito em valorização
do entorno e melhoria de qualidade de vida para todos. Sou a favor de transporte
público perto de casa, sempre usei ônibus e metrô, serei o primeiro a deixar
meu carro na garagem. Lembrem-se autoridades: Vocês não geram riquezas e sim
as administram. Somos nós paulistanos que geramos esses recursos e e...
vanda  - Pobres não se contentem com migalhas!   |2010-12-20 21:57:11
Merecemos um metro de verdade! menos gastos ? ja que e pra fazer que seja bem
feito! Sem paliativos! A economia e a base da porcaria! A zona leste merece
metro! E nao a continuação do fura fila que nao serve pra nada!! Mas pra quem
não concorda , tudo bem... Se cair do chão não passa!
Claudio  - Duvida   |2011-01-06 13:22:53
Gente moro no jd. colonial estava ate gostando de saber da obra do monotrilho
mais fiquei em duvida agora, mais sera que nao vai facilitar melhor do que essas
lotações que sao uma merda
Rodrigo  - Vergonha.   |2011-03-24 20:32:54
Vergonha, não pela questão em debate: O transporte coletivo. Vergonha pela
ignorância, pela falta de respeito da maioria dos comentários observados por
aqui. Este espaço que deveria ser útil para um debate saudável e respeitoso
sobre um dos maiores problemas que assolam nossa cidade, se mostra um ringue de
desabafos e ofensas pessoais, nem ao menos leêm o que escrevem, ou realmente
não sabem escrever. Deve ser por isso que a zona leste continua sendo deixada
de lado. Precisamos muito melhorar o nível de nossos debates para enfim
reinvindicarmos o que merecemos.
É uma pena...
vanessadafne  - monotrilho   |2012-01-09 13:33:18
bom eu acho que...
W. Mendonca  - Transporte Decente   |2012-03-05 12:59:09
Olá Pessoal, só deixando minha opinião sem ampliar alguma discussão, apenas
ressaltar que o espaço para o debate é fundamental e construtivo. Mesmo sendo
de críticas ou reflexão. Na minha opinião, nós como brasileiros de modo
geral, temos nossa pracela de culpa quando não nos fazemos representar
adequadamente e, num espaço como este, as opiniãões deveriam levar à união,
ou seja, independente da representação partidária mas exigirmos cada vez mais
o que é melhor PARA NÓS, ou seja, temos puxar a brasa para a nossa sardinha e
tornarmo-nos cada vez mais participantes, unidos e cada vez mais exigentes. Sou
morador da Zona Leste e sei da dificuldade do transporte para essa região. O
monotrilho é UMA ALTERNATIVA mas está longe de ser a ideal. Me parece que a
melhor alternativa seja mesmo o metrô a despeito do alto custo. Mas de fato,
deveríamos ter uma ação mais efetiva de cobrança para termos aquilo que
Reynaldo Abujamra  - SOLUÇÃO PORCA   |2012-03-05 18:44:48
MInha opinião sobre este assunto é que ficamos sentados em cima do problema
por mais de 20 anos. Deveríamos ter hoje mais de 300 Km de Metrô subterrâneo
em nossa cidade, pela dimensões e também pela população de nossa Área
Metropolitana.
Ora, dizer que determinado trecho não justifica a implantação
de metrô subterrâneo é fácil demais, pois os trechos são
"fabricados" ou "escolhidos" para justificar este tecnologia
"PORCA" visando favorecer alguns grupos que a detêm e, logicamente,
pelo seu período de execução ser mais curto, justificando interesses
políticos, inclusive.
Então, sugiro a nossos governantes que implantem e
aprovem projetos que tenham um planejamento mínimo de 50 anos. Este certamente
é o caminho correto.
Boa noite a todos
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Título:

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

 
Últimas no Site

Vídeo em destaque

Prefeitura está totalmente despreparada para gerenciar o transporte e a mobilidade

Pesquise no site


internet_publica_gratuita

CANAIS DO MANDATO

Buzz


Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: unable to connect to 196.216.2.130:43 (Connection timed out) in /home/storage/0/e3/85/chicomacena/public_html/administrator/components/com_joomlastats/count.classes.php on line 1044