Skip to content
Vila Prudente, Zona Leste, SP: nos trilhos da valorização PDF Imprimir E-mail
Ter, 23 de Fevereiro de 2010 11:42

Além do significado de que se reveste para a mobilidade dos habitantes da região, a chegada dos equipamentos e serviços urbanos da importância de linhas e estações do Metropolitano (metrô) valoriza os imóveis locais, uma vez que maior comodidade para ir e vir provoca significativo aumento da demanda por moradia. Assim é que a compra, hoje, de um imóvel na Vila Prudente,  Zona Leste da capital paulista, pode significar uma economia de 20% em futuro próximo.

Quem adquiriu imóvel no bairro há dois anos já lucrou cerca de 40%. Em meados de 2008, com as primeiras notícias de que a Linha 2/Verde do metrô chegaria à Vila Prudente e, a partir da estação a ser inaugurada no bairro, teria um prolongamento até Cidade Tiradentes, os preços dos imóveis iniciaram a escalada da valorização, que neste começo de 2010 se mostra em 40%, relativamente aos preços praticados em janeiro de 2008.

De acordo com a gerente de vendas da unidade Moóca/Vila Prudente da Lello Imóveis, Elaine Regina Baiter, a inauguração (prevista pelo governo do Estado para o decorrer de 2010) da estação do metrô no bairro, bem como o prolongamento da linha até Cidade Tiradentes deverão impulsionar nova valorização.

“Com a inauguração das benfeitorias, acredito que a valorização cresça outros 20%, assim como acredito que, naquele momento, o mercado ofertador se acomodará. Hoje, em alguns bairros da Zona Leste localizados no contexto de Vila Prudente, porém distantes da futura estação, há imóveis ofertados a preços irreais. É necessário entender que a valorização se concentra próximo à futura estação, e irradia para o entorno imediato. O que se distancia desta realidade é especulação”, opina Elaine Baiter.

A gerente de vendas da Lello comenta que outro fator pesa nas negociações de venda e compra de usados: “Na região, há muitos imóveis com documentos irregulares, o que implica em certa demora para concretizar a venda. Temos clientes que fecharam negócio em uma semana, e outros que esperaram seis meses, por conta de documentação. Quando tudo está em ordem, o negócio acontece no curto prazo”, diz a gerente.

Escalada da valorização – Informações levantadas junto aos órgãos que operam no setor imobiliário paulistano (Creci, Secovi, Embraesp) mostram que a valorização dos imóveis em Vila Prudente segue uma escalada histórica.

Em bairros paulistanos onde foram construídas estações do metrô, a média histórica da valorização de imóveis inicia em 4%, por conta dos “ruídos” sobre a chegada da benfeitoria; com o anúncio oficial, eleva para 10%; caminha para 30% a 40% quando as obras iniciam; e recebe novo impulso imediatamente após o sistema entrar em operação.

A futura dinâmica da mobilidade – Além da Vila Prudente, o governo paulista promete inaugurar outra estação – a Tamanduateí – para a Zona Leste, ainda em 2010.

Quando tal ocorrer, os usuários da Linha 2/Verde do metrô poderão se conectar gratuitamente com a Linha 10/Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (Cptm), que liga o ABC (Santo André, São Caetano, São Bernardo) ao centro da capital paulista.

Também em 2010, conforme promete o governo paulista, a Linha 2/Verde do metrô paulistano terá uma nova integração. Será na estação Consolação, e integrará com a futura estação Paulista, em construção pelo programa de obras da Linha 4/Amarela.

O governo do Estado promete ainda, para 2010, a execução do primeiro trecho (Vila Prudente/Oratório) da extensão da Linha 2/Verde do metrô. Esta obra teve a licitação embargada, mas, em janeiro último (2010), o Tribunal de Justiça de São Paulo julgou o apelo improcedente, e o processo licitatório foi retomado.

Monotrilho - Prevista com o total de 23,8 km, a extensão da Linha 2/Verde do metrô na Zona Leste

Monotrilho – Prevista com o total de 23,8 km, a extensão da Linha 2/Verde do metrô na Zona Leste é, na verdade, um prolongamento em monotrilho. Quando concluído, o sistema ligará o bairro Cidade Tiradentes à Estação Vila Prudente, onde fará a conexão do sistema metro-ferroviário com o Expresso Tiradentes. De acordo com o governo do Estado, o organograma e o cronograma da obra são os seguintes:

Trecho 01 – Vila Prudente/Oratório: 2,4 km, duas estações, seis trens. Previsão para conclusão do trecho: dezembro de 2010.

Trecho 02 – Oratório/São Mateus: 10,4 km, sete estações, mais 19 trens. Previsão para conclusão do trecho: segundo semestre de 2011.

Trecho 3 – São Mateus/Hospital Cidade Tiradentes: 11 km, mais 29 trens, (o sistema totalizará 54 trens). A capacidade mínima de cada trem será de um mil passageiros. Previsão para conclusão do trecho: segundo semestre de 2012.

O sistema monotrilho, que segundo o governo do Estado terá capacidade para transportar 500 mil passageiros/dia, prevê conexões: em São Mateus, com o Corredor Metropolitano Santo André, São Bernardo, Diadema (ABD), da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (Emtu); com o Expresso Tiradentes; e com a futura Linha 15/Branca do Metrô.

Segundo cálculos da Companhia do Metropolitano de São Paulo, concluída a expansão o trajeto entre Sacomã e Cidade Tiradentes – atualmente exigindo cerca de duas horas, será feito em 50 minutos.

O atendimento, hoje – Atualmente, a recém-inaugurada estação Sacomã é o extremo Leste da Linha 2/Verde do metrô paulistano. Seu percurso passa sob as Avenidas Paulista e Dr. Arnaldo, para encontrar o extremo oposto, que é a Estação Vila Madalena, na Zona Oeste da cidade de São Paulo.

Incluindo o trecho liberado com a inauguração da Estação Sacomã, a Linha 2/Verde do Metrô possui 11,7 km em operação comercial (Vila Madalena/Sacomã). Faz conexão com a Linha 1/Azul nas estações Paraíso e Ana Rosa.

O deslocamento numa região com 4,5 milhões de habitantes – São Miguel Paulista, o primeiro bairro da Zona Leste paulistana, nasceu em 1622, quando os jesuítas e os habitantes originais – índios da tribo Guainaz ergueram a Capela São Miguel Arcanjo.

Enquanto muita água do Rio Tietê rolou sob (e sobre) as pontes, em paralelo outra enxurrada aconteceu. A região chega aos nossos dias com 4,5 milhões de habitantes (mais de 1/3 da população da cidade), que ocupam 22% do território do município.

No texto da resolução que criou (23, junho, 2009), na Assembléia Legislativa paulista, a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Zona Leste, há dados revelando que ali exercem as suas funções somente 8% dos trabalhadores empregados, moradores na região.

O deslocamento destes trabalhadores se dá para o Centro Sul da capital (Jabaquara, Cidade Vargas e cercanias); para municípios vizinhos do Alto Tietê (Guarulhos, Santa Isabel. Salesópolis – berço do Rio Tietê, Guararema etc.); e para a região do ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano), ao Sul.

De acordo com o texto da resolução que criou a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Zona Leste a porção ocupada pela região administrativa municipal que inclui Vila Prudente está entre as mais desenvolvidas, “com melhor urbanização, verticalização e infra-estrutura”.

Imagem: o monotrilho utilizado para ilustração da chamada de capa e da matéria é modelo de soluções do gênero, utilizado na Europa e na Ásia. A escolha do modelo brasileiro depende da licitação em curso.

http://www.sindicotv.net/index.php/vila-prudente-zona-leste-sp-nos-trilhos-da-valorizacao/

Comentários
Adicionar novo RSS
augusto  - Metro Vila Prudente   |2010-06-23 12:06:31
Gostaria de saber ser for possivel,quando será inaugurado Estação vila
prudente do Metro.Um forte abraço.
Anônimo   |2010-08-07 21:24:38
acho que em 2068 kkkkkkk
Sergio da Cunha   |2010-08-16 07:49:06
Engraçado né. Só inauguram em época de eleições.
silvonei Bispo de Sousa  - metro   |2010-07-12 11:21:14
gostaia ser for possivel a data mais o menos do metro vila prudente,obigdo
otaciano alves de freitas   |2010-08-04 10:28:26
moro perto e quero saber obrigado
otaciano alves de freitas  - freitas   |2010-08-04 10:30:42
moro perto e gostaria muito de saber ,e esta e uma obra muito inportante que o
prefeito eo governador esta fazendo parabens
antonio gaeta  - acesso de metro para tatuapé vila formosa vila car   |2010-08-07 10:19:56
GOSTARIA DE SABER QUANDO ESTES GOVERNANTES IRÃO DAR PRIORIDADES Ao metro passar
na vila formosa, vila carrão, tatuapé na vila antonina, guilherme giorgi, sta
izabel.

ANTONIO GAETA
William Santos  - Sabe Quando Antonio.....   |2010-09-28 10:52:55
Vai passar na vila formosa, carrão, tatuape etc... nunca pois aqui é zona
leste e os politicos fazem para os bairros de pinheiros, vila madalena bairros
de alto padrão...e a....zona leste...eles não querem saber...somos esquecidos
por este governo estadual...
Anônimo   |2010-10-20 13:40:09
Tatuapé ja tem metro!
Anônimo   |2010-10-20 13:43:50
Da vila prudente tem que ir até São Mateus e ligar na Aricanduva e ligar no
centro da penha, não precisa mais que isso, e melhorar os coletivos e dar
trinamento para os motoristas irresponsaveis, só anda em alta velocidade. Isso
ninguem vé.
Sergio da Cunha  - Monotrilho quando inaugura Estação Oratório   |2010-08-16 07:46:56
Gostaria de saber se realmente vai ficar pronto a Estação Oratório ainda esse
ano, que prometeram ?
Será que essa promessa é por causa das eleições ?
A
população esta cansada de tantos congestionamentos na volta do trabalho para
casa. Por que tanta enganação para o nosso povo sofrido.
William Santos  - estação oratori   |2010-09-28 10:54:26
acredito que fique pronta só em 2011 e se for por conta de politico...vão
deixar para 2012 pois tem eleição
William Santos  - Os Politicos   |2010-09-28 10:57:50
Os Politicos fazem o povo de palhaço.....e é por isso que os palhaços estão
se candidatando e bem cotado para vencer as eleições......já que somos povo
palhaços que ficam prometendo prometendo e nunca tem resultado ...vamos votar
em candidatos palhaços assim pelo menos vamos dar risadas....................
BrightMyrtle  - reply   |2010-09-05 21:09:39
I guess that to receive the loans from banks you should present a firm reason.
But, once I've received a credit loan, just because I wanted to buy a house.
ANDERSON DE OLIVEIRA  - VOU FINGIR QUE ACREDITO   |2010-09-07 10:32:18
ESPERO QUE ESSA PROMESSA NÃO SEJA IGUAL A PROMESSA DO FURA FILA, QUE ATÉ HOJE
EU ESTOU ESPERANDO.MORO NA REGIÃO DE SAPOPEMBA E ESTOU ESPERANDO ESSE PROJETO
DE METRO LEVE SOBRE TRILHOS.
SilvaRuth20  - answer this topic   |2010-09-20 15:39:51
Various people in all countries take the credit loans in different creditors,
just because that's easy and fast.
HeatherZamora  - respond this topic   |2010-10-26 18:05:58
That's cool that people can get the loan and it opens completely new
possibilities.
HattiePennington  - reply this post   |2010-11-06 08:54:18
Do not cash to buy some real estate? Don't worry, just because that's real to
take the loan to resolve such problems. So get a sba loan to buy all you
require.
CherylEWING18  - answer this topic   |2010-11-18 23:54:39
Every body understands that men's life is very expensive, nevertheless we
require cash for different issues and not every man earns enough cash. So to get
quick loans and commercial loan will be a proper way out.
Claudine27Washington  - re   |2010-12-02 19:28:02
I guess that to get the loans from banks you must present a good reason.
Nevertheless, one time I have got a credit loan, just because I was willing to
buy a bike.
JohnGarrett  - respond this topic   |2010-12-08 04:03:11
Cars and houses are not very cheap and not every person can buy it. But, credit
loans are created to help different people in such cases.
BondKendra28  - answer this post   |2011-01-13 22:52:29
According to my own exploration, thousands of persons in the world receive the
credit loans at different creditors. Hence, there is great possibilities to get
a short term loan in all countries.
CummingsMargarita28  - answer   |2011-06-11 19:59:17
Don't you recognize that it is the best time to get the home loans, which will
make your dreams come true.
Stuart20HATTIE  - respond   |2011-07-18 07:31:51
I had a desire to start my own firm, nevertheless I didn't earn enough amount of
cash to do it. Thank goodness my close fellow proposed to utilize the loan.
Hence I took the college loan and realized my desire.
ACEVEDOKeri28  - reply this post   |2011-07-18 12:08:25
I opine that to receive the personal loans from creditors you must have a good
motivation. Nevertheless, once I've got a secured loan, because I was willing to
buy a bike.
Marcos  - Queremos as estações intermediárias entre São Mate   |2011-07-21 13:00:28
Senhor Vereador,

É ridícula a situação dos moradores da região do
Iguatemi e adjacências. Somos atendidos por linhas de ônibus abarrotadas por
moradores de outras regiões (Cid. Tiradentes, em especial). Esta história de
ligar São Mateus diretamente à Cid. Tiradentes para acelerar a obra é um tapa
na cara do eleitor da região que espera atendimento a seu direito a transporte
de qualidade. Lembrando que somos milhares.
Milton  - Sobre a capacidade do monotrilho   |2011-07-21 13:10:58
Não vejo problema na capacidade de transporte do monotrilho (menor que a do
metrô). Basta que hajam outras alternativas paralelas. Especificamente para o
caso da ligação Vila Prudente - Cidade Tiradentes, deveria haver ligação
entre Tiradentes e Guaianazes e Tiradentes e Itaquera (hoje atendidas por
perueiros pessimamente preparados, que manipulam o tempo de circulação dos
veículos para obter a máxima lotação e maximizar seus lucros). O importante
é o poder público não ser insensível à grande necessidade de mobilidade
desta região tão populosa da nossa cidade: Políticos! Somos muitos votos!
Estamos carentes de representantes defendendo nossos interesses reais.
maria  - quero saber   |2011-08-17 07:38:58
quero saber se as futuras obras desse metro vai acontecer mesmo? e se a camargo
correia estara la para a obra
Cleber Capobianco  - Opção de investimento na Penha   |2011-10-02 19:46:17
Sou morador do bairro a 28 anos, agora está lançando um grande empreendimento
chamado Penha Oggi vale a pena ver fica no Tiquatira telefone de um corretor
amigo é 67604654 veja as imagem no site.


www.capobiancoinvestimentos.blogspot.com
tem uma sala comercial na amador só
ligar para ele.
nome é Capobianco um abraço a todos
vanessadafne  - expressoaeroporto   |2012-01-09 13:37:15
esteprojeto..........
Anônimo   |2014-09-14 10:25:21
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 10:27:39
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 11:06:36
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 11:07:42
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 11:08:56
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 11:16:26
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 11:24:17
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 11:54:48
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 12:02:39
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 12:22:56
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 12:35:49
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 12:52:11
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 12:52:29
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 13:08:31
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 13:23:51
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 13:25:15
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 13:26:49
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 13:28:18
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 13:56:13
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 14:17:10
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 14:23:33
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 14:40:40
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 15:02:37
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 15:05:21
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 15:05:46
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 15:09:49
Problema com caractere. comentário vazio
Anônimo   |2014-09-14 15:10:37
Problema com caractere. comentário vazio
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Título:

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

 
Últimas no Site

Vídeo em destaque

Prefeitura está totalmente despreparada para gerenciar o transporte e a mobilidade

Pesquise no site


internet_publica_gratuita

CANAIS DO MANDATO

Buzz